O que é um dashboard?
Um dashboard é um painel ou conjunto de painéis com informações sintéticas sobre o seu negócio. A função de um dashboard é mostrar de forma simples os principais indicadores de performance do seu negócio, os chamados KPIs. e acompanhar se o negócio está atingido seus objetivos, que são os chamados OKRs. Um dashboard é uma ferramenta de apoio a tomada de decisões.
Vamos entender melhor para que servem estes dois termos, já que eles são importantes na hora de construir nosso dashboard.
OKR significa Objective and Key Results (Objetivos e Resultados Chave). Ele serve para medir um conjunto de resultados, para ver se o negócio está caminhando na direção certa.
Os OKRs devem ser composto de um Objetivo (o "O" do Okr) e pelo Key Results (os "KRs"), que são métricas que ajudam a medir o andamento para ver se estamos indo na direção certa.
Um exemplo de OKR seria o aumento de vendas de um determinado produto nos próximos 3 meses. Para atingir eset objetivo você precisa aumentar o número de visitas e os depoimentos positivos do produto, estes dois itens precisam ser acompanhados.
Existem OKRs estratégicos que referem a empresa toda e são acompanhados pelos diretos e OKRs táticos que são acompanhados a níveis de processo ou departamento.
KPI significa Key Performance Indicator (Indicador chave de performance). Ele é uma métrica de um determinado ponto relevante para o negócio. Para definir um KPI, existem alguns pontos a considerar, como qual o resultado que queremos atingir, qual a importância dele e como você o sucesso será medido. O objetivo do KPI é medir resultados.
Por exemplo, para um e-commerce, os principais indicadores poderiam ser os totais de compras, produtos mais vendidos, ticket médio e total de clientes da plataforma.
A medida que o seu negócio vai crescendo, aumenta a sua necessidade de ter acesso em tempo real as informações mais importantes. Por exemplo, quantas vendas eu fiz hoje, ou quantos clientes entraram em contato. Estas informações podem estar em vários relatórios, gráficos ou sistemas, controlados por várias pessoas.
O uso de planilhas, relatórios e gráficos é algo ultrapassado e que não é suficiente para atender o dinamismo dos tempos atuais. O dashboard serve para ter uma visão mais ampla do seu negócio. Nada de planilhas gigantes e relatórios de dificil leitura. Você pode reunir as informações mais relevantes numa única tela, atualizada em tempo real, e sem a necessidade da intervenção de ninguém.
Porque você precisa de um dashboard?
Porque você deve criar um dashboard para a web? Veja alguns motivos a seguir:
Acesso de qualquer lugar
Como o dashboard é um sistema web, ele pode ser acessado por qualquer tipo de dispositivo, seja computador, tablet ou celular
Resumo das informações
O dashboard oferece um resumo das informações sem a necessidade de fazer cálculos ou instalar softwares. Os dados estão prontos para uso. Tudo o que o usuário precisa é ter um navegador e acesso a Internet.
Acompanhamento do seu negócio
Como os principais indicadores já estarão programados, você tem acesso rápido as principais informações sobre o seu negócio. Um dashboard é uma ferramenta que permite visualizar oportunidades de negócios.
Integração da informação
Para um dasboard web funcionar pode ser necessário integrar as informações de vários lugares, como planilhas, bancos de dados, arquivos textos, XML ou APIs. Se faz necessário um trabalho de retaguarda para importar as informações e modelar o banco de dados. Uma vez integrados os dados, pode ser feito o processo de criação dos indicadores.
Construção colaborativa
Um dashboard ajuda a aumentar o grau de envolvimento de sua equipe, já que eles podem sugerir a criação de novos indicadores. A sua equipe deve estar alinhada com os indicadores disponíveis no seu dasbboard
Transparência
É importante que as equipes tenham acesso aos principais indicadores do seu negócio. Isso facilita a comunicação interna. Você pode criar informações segmentadas de acordo com determinados níveis de acesso.
A automação de processos internos faz parte do trabalho de desenvolvimento de um dashboard.
Tipos de dashboards
Os dashboards podem ser divididos em 3 categorias, que seriam operacionais, tático e estratégicos.
Um dashboard operacional é aquele que precisa mostrar informações em tempo real sobre algum processo. São exemplos de dashboards operacionais controle de estoque e controle de entregas. Estes são processos que precisam de acompanhamento imediato
Um dashboard tático serve para tomar decisões de médio prazo. Um exemplo de dashboard tático é um controle de vendas por categoria de produto. Com um dashboard destes, você pode ver se determinada categoria de produto precisa de um maior investimento em propaganda, ou se deve ser descartado em favor de outro tipo de produto.
Já o dashboard estratégico serve para a visão de longo prazo da empresa. Por exemplo, comparar resultados de vendas por período ajuda a entender melhor como a empresa está crescendo.
O que você deve evitar ao criar um dashboard?
Ao construir um dashboard, você deve ter cuidado com os seguintes pontos:
- Evite o excesso de cores ou cores fortes. Defina um padrão de cores que não seja cansativo, já que um dashboard é uma ferramenta de uso constante.
- Como o foco do usuário são os indicadores, evite distrações em excesso, como efeitos de animação.
- Procure deixar o dashboard de facil visualização, então evite o excesso de indicadores. Lembre sempre de priorizar no começo da página os indicadores mais relevantes para sua operação.
O que eu devo fazer antes de criar meu dashboard?
O primeiro que você precisa é ter bem claro quais são os processos que você deseja acompanhar, e quais os resultados que você quer ver. Geralmente dashboards são acompanhados por várias pessoas com perfis diferentes, então é importante primeiro envolver todos os usuários e ver quais são as suas necessidades. Como o dashboard é um sistema personalizado, você pode construir níveis de acesso com conteúdos diferenciados para cada um.
A automação de processos internos faz parte do trabalho de desenvolvimento de um dashboard. Geralmente existem várias fontes de dados que precisam ser consolidadas, então estes processos e os dados que resultam deles devem ser identificados primeiro. Estas fontes de dados podem ser outros bancos de dados, planilhas, arquivos textos ou APIs de terceiros.
O layout é uma parte muito importante do processo. Lembre que os indicadores devem ser de fácil acesso. Após validar o layout e mapear os processos, chega a hora de programar seu dashboard.
Ferramentas para Construir Dashboards
Escolher a ferramenta certa depende das necessidades do seu negócio, da complexidade dos dados e do nível de personalização desejado. Para um nível de personalização elevado, você pode optar por utilizar uma linguagem de programação como PHP ou JavaScript, ou usar uma ferramenta própria como o PowerBI.
O Power BI da Microsoft é uma ferramenta robusta para análise de dados e criação de dashboards. Ela se integra perfeitamente com outros produtos da Microsoft, como Excel e Azure, facilitando a importação de dados
Mas existem outras ferramentas além do Power BI, como o Tableau, Google Data Studio, Qlik Sense, entre outros.
Como preparar as informações para o meu dashboard?
Os dashboards são ferramentas poderosas para visualização de dados e suporte à tomada de decisões. No entanto, para que um dashboard seja realmente eficaz, ele precisa ser alimentado com dados precisos e bem organizados. Se você vai trabalhar com um grande volume de informações, você pode considerar a utilização de um banco de dados relacional.
Os bancos de dados relacionais são sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs) que utilizam um modelo baseado em tabelas para armazenar dados. Cada tabela contém linhas e colunas, onde cada linha representa um registro e cada coluna representa um campo de dados. Esse modelo permite organizar dados de maneira eficiente, facilitando consultas e manipulações.
Alguns dos bancos de dados relacionais mais comuns e amplamente utilizados incluem o MySQL, SQL Server e PostgreSQL.
O processo de preparação de dados pode incluir a importação de dados de diferentes fontes e a sua transformação, de modo a centralizar os dados num banco de dados relacional, para que ele possa ser consumido por seu dashboard.
Exemplos de dashboards
No link abaixo você pode ver um exemplo de dashboard. Este dashboard serve para tabular visitas, as informações foram extraídas da API do Google Analytics
Veja outros exemplos de dashboards
Google Analytics
Dashboard Clube Stars
Dashboard Votorantim
Dashboard Clube Amigo
Dashboard Pan