Motivos para criar um site

Porque investir tempo e dinheiro para criar um site?

Muitos negócios no seu começo utilizam seus perfis nas redes sociais para divulgar seus produtos ou serviços. Mas, a medida que você vai crescendo, ter um site próprio acaba sendo a ferramenta para o seu negócio subir para o próximo nível.

Sites podem ser instrumentos de venda e informação muito eficientes. Mas, para chegar a algum lugar e conseguir o seu lugar de destaque ao sol, o site precisa ter um objetivo bem definido, ser criado utilizando uma linguagem e ferramentas apropriadas e construído de forma a estimular a interação com o usuário, com recursos para facilitar a pesquisa e o contato do usuário para solicitar informações.

Um site não possui limites geográficos, portanto, você pode atingir pessoas de qualquer lugar do mundo. Apesar da propaganda do tipo "boca a boca" continuar sendo uma boa forma de fazer negócios, considere também a necesidade de investir em propaganda online.

Como hoje em dia o site é uma "vitrine" para expor produtos e serviços, você também deve considerar que toda vitrine precisa de uma atualizaçao periódica para continuar chamando a atenção. Uma manutenção periódica, com atualização de dados ou mudança de visual ajuda muito a manter vivo o interesse do visitante. Um site que parece que nunca muda ou que muda com pouca frequência não transmite uma imagem muito positiva, e eu tenho certeza que você não quer passar esta impressão. Se você, por exemplo, tiver uma listagem de produtos online, ela vai sair mais barata de manter do que mandar uma cópia do seu catálogo para cada cliente atual ou em potencial. Além disso, o seu cliente poderá acessar a qualquer momento, de qualquer lugar.

Algo que é muito importante, ao construir um site, é controlar a quantidade de acessos, e saber quais os produtos ou serviços que mais interessaram ao visitante. Você pode controlar quais os horários mais acessados, de onde os seus visitantes vieram, como ele localizou seu site, alem de outras informações. A leitura destes tipos de indicadores é algo que ajuda a apontar melhorias e tendências do seu visitante.

Para você não perder tempo, nem se preocupar com a parte técnica, você pode ter um site onde você mesmo possa atualizar ou inserir conteúdo. Desta forma, sem custos adicionais, seu site sempre estará atualizado, atráves de uma interface de fácil entendimento.

Um resumo dos benefícios de ter um site próprio:

- Exclusividade: Ao contrário das redes sociais, você pode ter um endereço único e ter um visual que destaque o conteúdo de seu produto ou serviço. O conteúdo das redes sociais é passageiro, mas o conteúdo que você inserir no seu site pode ficar acessível pelo tempo que você quiser.

- Divulgação: Tem um endereço próprio facilita a comunicação. Manter um site atualizado com informações completar sobre o seu negócio ou serviço ajuda a transmitir confiança para seus pontenciais clientes.

- Acompanhamento de resultados: Existem diversas ferramentas que você pode instalar no seu site para acompanhar visitas. Desta forma, você consegue medir o impacto de sua comunicação e enxergar oportunidades ou pontos para melhorar.

Nos artigos a seguir eu falo um pouco mais sobre recursos referentes a criação de sites