PORQUE CRIAR UM DASHBOARD?

 

O que é um dashboard?

Um dashboard é um painel ou conjunto de painéis com informações sintéticas sobre o seu negócio. A função de um dashboard é mostrar de forma simples os principais indicadores de performance do seu negócio, os chamados KPIs. Um dashboard é uma ferramenta de apoio a tomada de decisões.

Por exemplo, para um e-commerce, os principais indicadores poderiam ser os totais de compras, produtos mais vendidos, ticket médio e total de clientes da plataforma.

A medida que o seu negócio vai crescendo, aumenta a sua necessidade de ter acesso em tempo real as informações mais importantes. Por exemplo, quantas vendas eu fiz hoje, ou quantos clientes entraram em contato. Estas informações podem estar em vários relatórios, gráficos ou sistemas, controlados por várias pessoas.

O uso de planilhas, relatórios e gráficos é algo ultrapassado e que não é suficiente para atender o dinamismo dos tempos atuais. O dashboard serve para ter uma visão mais ampla do seu negócio.

Porque você deve criar um dashboard para a web? Veja alguns motivos a seguir:

Acesso de qualquer lugar

Como o dashboard é um sistema web, ele pode ser acessado por qualquer tipo de dispositivo, seja computador, tablet ou celular

Resumo das informações

O dashboard oferece um resumo das informações sem a necessidade de fazer cálculos ou instalar softwares. Os dados estão prontos para uso. Tudo o que o usuário precisa é ter um navegador e acesso a Internet.

Acompanhamento do seu negócio

Como os principais indicadores já estarão programados, você tem acesso rápido as principais informações sobre o seu negócio. Um dashboard é uma ferramenta que permite visualizar oportunidades de negócios.

Integração da informação

Para um dasboard web funcionar pode ser necessário integrar as informações de vários lugares, como planilhas, bancos de dados, arquivos textos, XML ou APIs. Se faz necessário um trabalho de retaguarda para importar as informações e modelar o banco de dados. Uma vez integrados os dados, pode ser feito o processo de criação dos indicadores.

Construção colaborativa

Um dashboard ajuda a aumentar o grau de envolvimento de sua equipe, já que eles podem sugerir a criação de novos indicadores. A sua equipe deve estar alinhada com os indicadores disponíveis no seu dasbboard

Transparência

É importante que as equipes tenham acesso aos principais indicadores do seu negocio. Isso facilita a comunicaão interna. Você pode criar informações segmentadas de acordo com determinados niveis de acesso.

A automação de processos internos faz parte do trabalho de desenvolvimento de um dashboard.

No link abaixo você pode ver um exemplo de dashboard. Este dashboard serve para tabular visitas, as informações foram extraídas da API do Google Analytics

Dashboard Acesso Site

Aqui existem outros exemplos de dashboards

Vídeos de Dashboards

Deseja criar um dashboard para a sua empresa mas não sabe por onde começar? Entre em contato comigo!