Geolocalização

 

Customizar a experiência do usuário de acordo com a sua localização pode ajudar a divulgar produtos ou serviços.

Vamos tomar como exemplo um portal de anúncios.

Ao cadastrar os anunciantes, pode ser feita a geolocalização com base no cadastro do seu cliente. Geolocalizar os dados permite gerar as coordenadas daquele endereço, ou seja, sua latitude e longitude.

Desta forma, podemos imprimir a localização do cliente num mapa.

Quando algum visitante acessar este portal, podemos colocar em destaque anúnciantes que estejam próximo de sua região. Para saber a localização de um usuário, podemos utilizar o endereço IP de sua conexão, desta forma podemos obter uma localização aproximada. Podemos até informar a distância média entre o cliente e o anunciante, e em alguns casos, até traçar uma rota.

A geolocalização pode ser usada em outros tipos de negócio. Podemos por exemplo criar mapas e traçar rotas para a entrega de produtos, ou para demonstrar a distribuição de nossos clientes em painéis gerenciais.

Se você possui uma base de dados que alimenta algum sistema próprio, e não possui coordenadas para os endereços, isso pode ser feito de forma separada, sem a necessidade de alterar o seu sistema.

Veja a seguir alguns exemplos de geolocalização.

Rota entre dois pontos

Mapa

Deseja implementar geolocalização em algum sistema ou precisa geolocalizar registros de seu banco de dados? Entre em contato!