A Internet no Brasil

Em 2019, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 3 em cada 4 brasileiros tinham acesso a internet. Isso equivale a 134 milhões de pessoas. Essa pesquisa foi realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

O crescimento da internet nos últimos 10 anos está sendo de 3,3% ao ano.

Do total de pessoas que utiliza a internet, 58% utilizam de forma exclusiva pelo smarthphone. A dependência de muitos brasileiros ao acesso por dispositivos móveis tem impacto na qualidade dos acessos, uma vez que esta tipo de acesso possui franquias com quantidade limitada de dados. Isso acaba restringindo a quantidade de serviços que podem ser utilizados durante o mês.

A quantidade de pessoas que acesso pelo celular tem aumentado cada vez mais. Hoje 93,2% da população possui um telefone celular. O telefone fixo por sua vez existe em apenas 28,4% dos domicílios.

58% dos brasileiros já utilizaram um computador, mas apenas 41,7% dos lares possui um.

Em relação à frequência de uso da Internet, 90% relataram acessar todos os dias, 7% pelo menos uma vez por semana e 2% pelo menos uma vez por mês.

Os recursos mais utilizados são:

  • O envio de mensagens por WhatsApp, Skype ou Facebook Messenger
  • Redes sociais como Facebook ou Snapchat
  • Chamadas de vídeo por Skype ou WhatsApp
  • Acesso a serviços de governo eletrônico
  • Envio de e-mails
  • Compras por comércio eletrônico
  • Participação de listas ou fóruns

As informações mais pesquisadas na internet foram sobre:

  • Produtos e serviços
  • Serviços de saúde
  • Pagamentos ou transações financeiras
  • Viagens e acomodação

Na área de educação e trabalho, as práticas mais comuns foram:

  • Pesquisas escolares
  • Estudo online por conta própria
  • Atividades de trabalho

Com base nas informações acima, podemos chegar as seguintes conclusões:

  1. Um site precisa ser construído considerando o acesso por celular
  2. Por causa disso, ele precisa ser de acesso rápido.
  3. O site precisa ser responsivo, ou seja, precisa se adaptar ao tipo de acesso. Apesar do acesso por celular ser cada vez maior, ele precisa também ser acessado pelo computador ou tablet
  4. Devido ao acesso por redes sociais ser grande, você deve considerar a divulgação do seu site em redes como Facebook, Twitter ou Instagram

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